O seu canal diário de Notícias

Adolescentes em semiliberdade no Tocantins conquistam oportunidades de emprego no “Programa Jovem Trabalhador”

Essa iniciativa é conduzida por meio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), contando com a articulação dos agentes especialistas socioeducativos em unidades por todo o estado e a participação direta das famílias

 

O Sistema Socioeducativo do Tocantins está concentrando esforços na reinserção social de adolescentes que cumpriram atos infracionais e agora estão em medidas de semiliberdade. A estratégia envolve parcerias com instituições públicas e privadas para proporcionar a esses jovens a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho formal. Essa abordagem visa reduzir a reincidência e os custos governamentais associados.

Durante o período de semiliberdade, muitos desses adolescentes têm a chance de ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez, participando do Programa Jovem Trabalhador do Governo do Tocantins.

Essa iniciativa é conduzida por meio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), contando com a articulação dos agentes especialistas socioeducativos em unidades por todo o estado e a participação direta das famílias.

RESULTADOS CONCRETOS NAS UNIDADES: 

No início deste ano, a USL masculina de Palmas e a USL masculina de Araguaína conseguiram altos índices de internos formalmente empregados, seja na iniciativa privada ou em órgãos públicos, garantindo a esses jovens seus direitos trabalhistas.

“O trabalho conjunto entre o Governo do Tocantins e as equipes das unidades socioeducativas está sendo fundamental para oferecer oportunidades a adolescentes que buscam transformação em suas vidas”, relata um dos chefes das USLs, Davi Borba de Araguaína.

Dona M.F.S.C., mãe de um dos adolescentes, expressou sua gratidão: “Estou muito feliz, muito grata com o trabalho do meu filho. É uma oportunidade boa, nova para ele. Ele já tinha trabalhado em alguns lugares, mas é a primeira vez fichado, então acredito que isso vai mudar bastante no pensamento dele e vai começar a pensar, a refletir, a ter valor pelas coisas e ver o quanto é bom a gente trabalhar, receber ali com o suor da gente e no final do mês a gente poder falar, nossa, isso aqui é meu, eu conquistei, eu ganhei e andar de peito aberto”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais