65 anos de Novo Acordo celebrados com entrega de títulos de regularização fundiária; parcerias beneficiam 135 moradores na 1ª etapa do processo

Até o momento, cerca de 12 mil títulos de legitimação fundiária foram entregues em todo o estado

 

Nos 65 anos de Novo Acordo, região Leste do estado, a comemoração foi marcada pela entrega dos Títulos de Regularização Fundiária, na última terça-feira, 14 , e alegrou a 135 contemplados na 1ª etapa do processo.

Petrônio Batista de Castro, lavrador aposentado de 75 anos e morador da Vila dos Holandês, expressou sua gratidão ao receber o tão esperado documento de regularização: “O sentimento hoje é brutal. Do tempo que a gente comprou, sempre estava na espera. Ficava pensando na idade, de (um dia) morrer e deixar desorganizado para os filhos. Agora, com fé em Deus estou vendo ele (documento) aí”, comemorou o aposentado.

ENTENDA MAIS 

A ação, foi resultado da parceria entre a Prefeitura de Novo Acordo, o Poder Judiciário do Tocantins, através do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), e o apoio do Tocantins Parceria, foi celebrada pela comunidade.

O juiz coordenador do Nupref, Wellington Magalhães, destacou a importância do momento de entrega dos títulos: “Novo Acordo comemora aniversário e hoje teremos uma nova história na vida das pessoas que estão aqui construindo e seguindo suas vidas”. O juiz ressaltou que o Nupref, criado em 2018, visa levar cidadania através da regularização fundiária e o resultado é fruto da soma de esforços e parcerias.

POSICIONAMENTOS 

O presidente do Tocantins Parcerias, Alexandro Lacerda, mencionou o reconhecimento do trabalho do Nupref, premiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o prêmio Solo Seguro. Ele enfatizou que a regularização fundiária é fundamental para as políticas públicas nos municípios e que a segurança jurídica beneficia o estado como um todo.

A prefeita Deusany Batista ressaltou o compromisso com a regularização no município, destacando a campanha #soudono. Expressou sua preocupação em realizar obras que impactem positivamente na vida das pessoas e enfatizou a importância de ter um documento próprio: “Quem não registra não é dono”.

O presidente da Câmara Municipal de Novo Acordo, vereador Cássio Pereira Patrício, expressou seu orgulho em fazer parte da história do município e entregou títulos de muita valia à comunidade.

O tabelião e oficial substituto do Cartório de Registro de Imóveis de Novo Acordo, Alexandre Carvalho Dourado de Andrade, ressaltou a importância da regularização fundiária na densamente habitada Vila dos Holandês, afirmando que ter o documento do local de residência é motivo de alegria.

Desde 2018, o Nupref tem desempenhado um papel crucial, auxiliando municípios parceiros no processo de regularização fundiária. Até o momento, cerca de 12 mil títulos de legitimação fundiária foram entregues em todo o estado, resultando no Prêmio Solo Seguro concedido pelo CNJ em outubro.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias