No último domingo, 3 , 5.176 candidatos participaram do Vestibular da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), concorrendo a 680 vagas em 17 cursos de graduação gratuitos. A prova foi realizada em várias cidades, incluindo Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, onde a Unitins tem câmpus, além de Araguaína, destinado exclusivamente aos candidatos de Medicina.
Os participantes do vestibular da Unitins responderam a 50 questões objetivas e redigiram uma redação, optando entre dois temas: “O silêncio na sociedade do ruído” ou “Desafios para o enfrentamento de eventos extremos decorrentes das mudanças climáticas”. A taxa de abstenção foi de 17,29%, menor do que a registrada no último vestibular para cursos presenciais em dezembro de 2022.
O vestibular ocorreu no período matutino, com abertura dos portões às 7 horas em 14 unidades de aplicação. A prova teve início às 8h15 nos seis municípios citados, transcorrendo sem intercorrências, com o suporte das Polícias Militar, Civil e Científica para assegurar a segurança e integridade do certame.
“Mais uma vez o vestibular da Unitins foi um sucesso, não só no quantitativo de inscrições, convalidando como o maior vestibular da Unitins, mas também com a presença de mais de 82% de candidatos na aplicação das provas. A baixa abstenção mostra a credibilidade da universidade e a consolidação da Unitins como instituição de qualidade”, destacou o reitor da Unitins professor Augusto Rezende.
O reitor expressou agradecimento a todos os colaboradores, forças de segurança e ao Governo do Estado pela valorização do ensino superior como política pública no estado.