Tocantins

1º Fórum de Sustentabilidade do Tocantins impulsiona diálogo e parcerias para o desenvolvimento sustentável

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Com o intuito de ir além das questões ecológicas e abordar a sustentabilidade em seus aspectos econômicos e sociais, o Sebrae Tocantins e a Energisa promovem o 1º Fórum de Sustentabilidade do Estado do Tocantins. O evento, realizado em parceria com empresas como BRK, Fieto e o Governo do Tocantins por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, busca criar um espaço de diálogo e colaboração entre os setores público, privado, sociedade civil organizada e comunidade científica.

O lançamento do fórum ocorreu nesta segunda-feira, 20, e continua nesta terça-feira, 21, na cidade de Palmas. O evento reúne renomados palestrantes, incluindo Marcelo Rosenbaum, Camila Carvalho e Frederico Lamego, este último responsável pela palestra de abertura sobre a agenda ESG e negócios sustentáveis.

O principal objetivo do fórum é sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância de construir conjuntamente uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Estado do Tocantins. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e busca engajar os stakeholders, respeitar a diversidade e a vocação natural da região, promover a governança, monitoramento e transparência, além de incentivar investimentos fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo.

O evento está inserido na estratégia de desenvolvimento “Tocantins Competitivo e Sustentável”, um programa do governo estadual focado em quatro eixos principais: econômico, social, ambiental e infraestrutura. A meta é melhorar a qualidade de vida da população e promover o uso racional dos recursos naturais.

Durante a abertura do fórum, o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, destacou a urgência do debate sobre sustentabilidade em ambientes de negócios. Ele ressaltou a diferença entre desenvolvimento sustentável e crescimento econômico, enfatizando a necessidade de considerar o meio ambiente e preservar os recursos para as gerações futuras.

O diretor-presidente da Energisa, Alexandre Brum, salientou que discussões como essa permitem que as empresas se desenvolvam de maneira sustentável e consciente, contribuindo para a implementação bem-sucedida da estratégia “Tocantins Competitivo e Sustentável”.

A superintendente de Gestão de Políticas Púbicas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marli Santos, enfatizou a importância da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, que contará com recursos provenientes da venda de créditos de carbono. Marli propôs a criação de selos para empresas comprometidas com o meio ambiente e para a sociedade civil em busca do desenvolvimento socioambiental.

José Mário Ribeiro, diretor-presidente da BRK, destacou a relevância de ações que visam preservar o meio ambiente, como o tratamento adequado de esgoto, enfatizando a interligação dessas ações com os temas discutidos no fórum.

O evento visa não apenas debater, mas também consolidar ações práticas para impulsionar a sustentabilidade no Estado do Tocantins, reforçando a necessidade de equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida

Compartilhar
Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)