No âmbito da operação Caminhos Seguros, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 80ª Delegacia de Novo Acordo, concluiu um inquérito policial que levou ao indiciamento de três homens por crimes praticados contra adolescentes no município. O caso, ocorrido em 2023, envolveu dois adultos, de 59 e 44 anos, que abordaram duas adolescentes, uma delas com apenas 12 anos e as convidaram para um passeio ao lago da cidade.
Durante o deslocamento, os suspeitos adquiriram bebidas alcoólicas e as ofereceram às menores. No local do passeio, o homem de 59 anos praticou atos libidinosos com a adolescente de 12 anos, que já apresentava sinais de embriaguez e mal-estar. Em seguida, a vítima foi deixada na residência de um terceiro indivíduo, de 18 anos, que, aproveitando-se da vulnerabilidade da adolescente, e manteve relação sexual com ela.
Após a apuração dos fatos, a Polícia Civil indiciou o homem de 59 anos por estupro de vulnerável e por fornecer bebida alcoólica a menor de idade. O homem de 44 anos foi responsabilizado por fornecer álcool a adolescentes, enquanto o terceiro envolvido, de 18 anos, foi indiciado por estupro de vulnerável. O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.
Enfrentamento à violência sexual
A operação Caminhos Seguros integra um esforço nacional para combater crimes sexuais e outras formas de violência contra crianças e adolescentes, com ações intensificadas em todo o país, especialmente no Tocantins.