No início da tarde dessa terça-feira, 9, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 69ª Delegacia de Tocantínia, realizou uma operação que resultou na prisão de P.K.M.X., 27 anos, principal suspeito de um homicídio qualificado ocorrido em Tocantínia, no dia 13 de julho de 2025.
Segundo o delegado-chefe da 69ª DP, Gustavo Henrique da Silva Andrade, P.K.M.X. foi detido em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Miracema, enquanto estava dentro de uma VAN a caminho de Palmas.
As investigações apontam que, durante um passeio na praia, no dia 13 de julho, o indígena P.K.M.X., aparentemente sem motivação, atacou Rogério Sizapi de Brito Xerente, 28 anos, com uma barra de ferro na Praia Pôr do Sol, em Tocantínia. A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Geral de Palmas (HGP), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia seguinte.
Após o crime, a Polícia Civil identificou P.K.M.X. como autor do homicídio qualificado. Ele também foi reconhecido por uma testemunha ocular, mas havia se mantido foragido desde então. Os investigadores da 69ª DP intensificaram as diligências e conseguiram localizá-lo por volta das 13h desta terça-feira.
Motivação e prisão
As apurações indicam que o crime teria sido cometido por motivo fútil, já que o suspeito estava alcoolizado no momento do ataque.
Após a prisão, P.K.M.X. foi levado à 10ª Central de Polícia Civil de Miracema do Tocantins e, depois de cumpridos os procedimentos legais, encaminhado à Cadeia Pública local, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O delegado Gustavo Henrique destacou a importância da prisão para o andamento do processo. “Trata-se de um crime gravíssimo, onde um homem foi atacado e morto aparentemente por um motivo fútil. Desse modo, a pronta intervenção da Polícia Civil resgata a sensação de segurança na cidade de Tocantínia, uma vez que o crime bárbaro gerou forte comoção na cidade”.









