A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) avançaram na criação de um curso de pós-graduação voltado ao uso de ciência de dados na área de segurança. O tema foi tratado em uma reunião na tarde dessa quinta-feira, 13 , na sede da SSP, com a presença do secretário Bruno Azevedo, do reitor da Unitins, Augusto Rezende, e da diretora de Pós-Graduação da universidade, Leda Verônica Dantas.
A especialização será destinada a servidores da Segurança Pública e terá como foco o aprimoramento no uso de dados para investigações. De acordo com o secretário Bruno Azevedo, a proposta busca capacitar os profissionais para lidar com técnicas modernas de análise de informações, com ênfase na criminalidade digital.
Além da pós-graduação, a reunião também discutiu um acordo de cooperação técnica entre as instituições. A parceria prevê que estudantes de Medicina do campus da Unitins em Augustinópolis possam acompanhar e participar de atividades relacionadas a procedimentos médicos legais e perícias forenses.
O reitor Augusto Rezende que a colaboração trará benefícios amplos, especialmente no atendimento médico pericial, uma das áreas de maior necessidade. Além disso, a realização de procedimentos por médicos e peritos em um ambiente acadêmico permitirá que os estudantes acompanhem de perto o processo pericial, enriquecendo sua formação prática.
Fortalecimento da segurança e qualificação profissional
Ao término da reunião, o secretário Bruno Azevedo enfatizou a disposição da SSP em fortalecer as parcerias com a Unitins e outras instituições acadêmicas. “Essas parcerias que estão sendo discutidas com a Universidade Estadual do Tocantins, além de beneficiar nossos servidores, terão grande impacto em toda a comunidade, visto que a expertise que será adquirida durante o curso de Ciência de Dados será aplicada no dia a dia da investigação policial”.
O reitor Augusto Rezende também destacou os avanços obtidos na reunião e a expectativa de que os projetos saiam do papel em breve. “Hoje aqui, conseguimos formalizar a parte final do acordo para a criação do curso de Pós Graduação de Ciência de Dados para a Segurança Pública, que é uma área muito importante para que a Polícia Civil seja mais efetiva em suas investigações policiais. Também acertamos as tratativas para a utilização de espaços e pessoal no âmbito do Núcleo de Medicina Legal de Augustinópolis, que vão possibilitar a interação dos acadêmicos com o trabalho pericial”.