SSP e Unitins avançam na criação de pós-graduação em Ciência de Dados para servidores da segurança pública

 

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) avançaram na criação de um curso de pós-graduação voltado ao uso de ciência de dados na área de segurança. O tema foi tratado em uma reunião na tarde dessa quinta-feira, 13 , na sede da SSP, com a presença do secretário Bruno Azevedo, do reitor da Unitins, Augusto Rezende, e da diretora de Pós-Graduação da universidade, Leda Verônica Dantas.

A especialização será destinada a servidores da Segurança Pública e terá como foco o aprimoramento no uso de dados para investigações. De acordo com o secretário Bruno Azevedo, a proposta busca capacitar os profissionais para lidar com técnicas modernas de análise de informações, com ênfase na criminalidade digital.

Além da pós-graduação, a reunião também discutiu um acordo de cooperação técnica entre as instituições. A parceria prevê que estudantes de Medicina do campus da Unitins em Augustinópolis possam acompanhar e participar de atividades relacionadas a procedimentos médicos legais e perícias forenses.

O reitor Augusto Rezende que a colaboração trará benefícios amplos, especialmente no atendimento médico pericial, uma das áreas de maior necessidade. Além disso, a realização de procedimentos por médicos e peritos em um ambiente acadêmico permitirá que os estudantes acompanhem de perto o processo pericial, enriquecendo sua formação prática.

Fortalecimento da segurança e qualificação profissional

Ao término da reunião, o secretário Bruno Azevedo enfatizou a disposição da SSP em fortalecer as parcerias com a Unitins e outras instituições acadêmicas. “Essas parcerias que estão sendo discutidas com a Universidade Estadual do Tocantins, além de beneficiar nossos servidores, terão grande impacto em toda a comunidade, visto que a expertise que será adquirida durante o curso de Ciência de Dados será aplicada no dia a dia da investigação policial”.

O reitor Augusto Rezende também destacou os avanços obtidos na reunião e a expectativa de que os projetos saiam do papel em breve. “Hoje aqui, conseguimos formalizar a parte final do acordo para a criação do curso de Pós Graduação de Ciência de Dados para a Segurança Pública, que é uma área muito importante para que a Polícia Civil seja mais efetiva em suas investigações policiais. Também acertamos as tratativas para a utilização de espaços e pessoal no âmbito do Núcleo de Medicina Legal de Augustinópolis, que vão possibilitar a interação dos acadêmicos com o trabalho pericial”.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]