Rio retoma a normalidade após dia de caos e operação policial recorde

Cidade voltou ao estágio 1, sem ocorrências de grande impacto. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após a mais letal ação de segurança da história do estado, com 64 mortos, cidade volta ao estágio 1 de monitoramento e mobilidade urbana é restabelecida.

O Rio de Janeiro amanheceu nesta quarta-feira (29) em situação de normalidade, após o dia de tensão e violência registrado na véspera. A capital fluminense voltou ao estágio 1 de monitoramento, o mais baixo em uma escala de cinco, segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura, o que indica ausência de ocorrências de grande impacto.

Na terça-feira (28), o estado viveu uma das maiores operações de segurança de sua história, com o objetivo de combater o Comando Vermelho. A ação, considerada a mais letal já registrada, deixou pelo menos 64 mortos. Em resposta, criminosos interditaram 35 vias em diferentes regiões da cidade, utilizando veículos, contêineres de lixo e barricadas em chamas para bloquear o trânsito.

Durante a madrugada, equipes de limpeza e segurança atuaram para liberar as vias que ainda permaneciam obstruídas. O último ponto a ser totalmente desbloqueado foi a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que conecta as zonas norte e oeste da cidade, passando pelo Complexo do Lins. A via foi reaberta por volta das 2h45.

Com a normalização do tráfego, todos os modais de transporte voltaram a funcionar sem interrupções nesta manhã. Segundo o COR, ônibus, BRT, VLT, metrô, trens e barcas operam dentro da programação habitual. Na tarde anterior, mais de 200 linhas de ônibus haviam sido interrompidas ou desviadas, e 71 veículos chegaram a ser utilizados por criminosos como barricadas.

A forte mobilização também impactou o transporte sobre trilhos. O aumento repentino de passageiros, que deixaram o trabalho mais cedo em meio ao clima de insegurança, provocou superlotação nas estações de trem e metrô. As concessionárias precisaram reforçar a operação, adicionando composições extras para atender à demanda.

Com a retomada da rotina e a liberação das vias, a cidade tenta se reerguer após um dos dias mais críticos de sua recente história.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias