Quati mantido com coleira em cativeiro ilegal é resgatado e encaminhado para reabilitação

 

No último sábado, 8, um quati que estava sendo mantido em cativeiro ilegal foi resgatado pela Polícia Civil do Tocantins, por meio da 106ª Delegacia de Aurora do Tocantins, com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O animal, mantido preso por uma coleira, estava sob os cuidados de uma mulher de 71 anos na zona rural, sem a devida autorização dos órgãos ambientais.

Durante investigações na área, a polícia localizou o cativeiro e identificou o estado do animal. O delegado Lucas de Oliveira Rodrigues explicou que, devido ao estresse e agressividade do quati, provocado pelo confinamento, o resgate contou com o apoio do Naturatins. Após o resgate, o quati foi encaminhado para o centro de reabilitação de animais silvestres em Palmas.

Crime ambiental e penalidades

O delegado ainda destacou que a manutenção de animais silvestres em cativeiro é considerada crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/98, podendo resultar em pena de até um ano de detenção. Como o crime é de menor potencial ofensivo, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A mulher responsável pelo animal também foi autuada pelo Naturatins e recebeu uma multa administrativa.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias