Categorias: Segurança

PRF realiza operação em Palmas para combater embriaguez ao volante

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira, 27 , a Operação Tempus Fugit na BR-010, em Palmas. Esta ação faz parte de uma campanha nacional voltada para combater a violência no trânsito, especialmente os acidentes causados pela embriaguez ao volante.

A operação conta com a colaboração de diversas instituições, incluindo a Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), a Polícia Civil (PC/TO), a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) – com apoio da Guarda Metropolitana e da Gerência de Fiscalização de Trânsito – e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO). O objetivo é coibir a condução de veículos sob a influência de álcool, além de promover uma cultura de responsabilidade entre os motoristas.

O significado de “Tempus Fugit”

O termo em latim “Tempus Fugit”, que significa “o tempo voa”, destaca a urgência da Lei Seca em prevenir acidentes de trânsito relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. Uma decisão imprudente ao volante pode levar a consequências devastadoras em questão de segundos, resultando em vidas perdidas e ferimentos irreversíveis.

Foco na segurança viária

A prioridade desta operação é intensificar a fiscalização no trânsito. Os testes de alcoolemia são ferramentas essenciais para identificar infratores e prevenir comportamentos de risco, contribuindo assim para um trânsito mais seguro. A colaboração entre os diferentes órgãos públicos fortalece as ações de prevenção, educação e conscientização, visando preservar vidas e evitar acidentes.

Alerta

As autoridades competentes, como a própria PRF ressaltam que, muitas tragédias no trânsito poderiam ser evitadas se os motoristas não dirigissem após consumir álcool. Para preservar vidas, é crucial que os condutores evitem a ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir. Além dos danos que podem causar, a combinação de álcool e direção resulta em infrações gravíssimas, com multas de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses, além da retenção do veículo.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT