Segurança

PRF realiza apreensão de 90 m³ de madeira ilegal no norte do Tocantins

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Durante o último fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) desencadeou uma operação que resultou na apreensão de 90,54 metros cúbicos de madeira transportados ilegalmente, em dois municípios do norte do Tocantins.

Em Palmeiras do Tocantins/TO, no sábado (13), por volta das 16h10, as autoridades realizaram uma fiscalização no km 8 da BR 226. Na ocasião, um comboio composto por um Volvo/Fh 540 6x4t foi parado pela equipe da PRF, transportando 61,27 m³ de madeira. Durante as averiguações, foram encontrados indícios de irregularidades nos documentos apresentados pelo condutor, os quais não condiziam com as informações obtidas nos sistemas de consulta. Diante disso, tanto os documentos quanto o veículo e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Tocantinópolis para as devidas providências legais.

Já no domingo (14), por volta das 12 horas, no km 160 da BR 153, a PRF realizou outra abordagem, desta vez no município de Araguaína/TO. Uma combinação veicular Volvo/Vm330 6x2r foi detida, após a equipe constatar o transporte ilegal de 29,27 m³ de madeira. As informações contidas nos documentos GF3i e DANFE não condiziam com o volume total da carga verificado durante a fiscalização. A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal para as medidas cabíveis.

Diante dos fatos constatados, foram levantadas suspeitas de uso de documento falso, bem como de transporte, aquisição e venda de madeira, lenha e carvão sem a devida licença válida, configurando potenciais delitos.

A operação realizada pela PRF reforça o compromisso das autoridades em combater o transporte ilegal de recursos naturais, visando à preservação ambiental e à aplicação da lei.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida