Segurança

PRF realiza apreensão de 69m³ de madeira transportada irregularmente em três municípios do Tocantins

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

No decorrer deste fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) conduziu operações que culminaram na apreensão de aproximadamente 69 metros cúbicos de madeira sendo transportados de maneira irregular nos municípios de Araguaína, Luzinópolis e Nazaré, no estado do Tocantins.

Na tarde da última sexta-feira (15), no km 68 da BR 230 em Luzinópolis/TO, uma equipe da PRF ordenou a parada de um caminhão Scania/P360 B8X2, de cor dourada. Durante a fiscalização da carga, constatou-se que o veículo transportava 25,48 metros cúbicos de madeira nativa serrada. As Guias Florestais (GFs) e as Notas Fiscais (NFs) apresentadas pelo condutor continham incongruências em relação às espécies transportadas.

A segunda ocorrência, também registrada na sexta-feira, ocorreu no km 153 da BR 153 em Araguaína/TO, durante a abordagem a um caminhão Vw/Bmb 24.250 Cnc. A inspeção revelou o transporte de 18,48 metros cúbicos de madeira serrada e beneficiada. Apesar de o condutor apresentar documentação fiscal, esta também apresentava divergências.

De acordo com a Instrução Normativa nº 21/2014 do IBAMA, o Documento de Origem Florestal (DOF) é considerado inválido em casos como a utilização de percurso não autorizado ou divergências entre as informações do DOF, do documento fiscal e a carga transportada. Tais situações sujeitam os infratores às sanções previstas na legislação ambiental.

A terceira ocorrência foi registrada neste domingo (17), no km 25 da BR 230, em Nazaré/TO, quando os policiais abordaram o caminhão M.benz/Ax0r 1933 S, de cor branca, atrelado ao semirreboque Sr/Rossetti Fg St0, de cor prata. Durante a fiscalização, constatou-se o transporte de 25 metros cúbicos de madeira nativa sem a devida documentação fiscal.

Diante dos fatos, as ocorrências indicam, a princípio, o envolvimento em atividades de transportar, adquirir e vender madeira, lenha e carvão sem a posse de licença válida. Toda a matéria-prima foi apreendida e encaminhada para o órgão competente, conforme as medidas previstas pela legislação ambiental em vigor.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida

Compartilhar
Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)