Segurança

PRF apreende de mais de 1.500 litros de bebidas alcoólicas sem nota fiscal em Alvorada

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Na última sexta-feira, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) desencadeou uma operação de fiscalização de trânsito e combate à criminalidade no município de Alvorada/TO, culminando na apreensão de mais de 1.500 litros de bebidas alcoólicas desprovidas de nota fiscal.

Durante a ação, os agentes da PRF deram ordem de parada a um caminhão M.benz/L 1620, de cor branca, conduzido por um nacional do sexo masculino. A suspeita inicial surgiu devido à ausência de carimbos de inspeção da Secretaria da Fazenda do estado do Tocantins (Sefaz/TO) nas notas fiscais das mercadorias transportadas.

Ao vistoriar a carga, os policiais encontraram 48 garrafas de conhaque, 168 garrafas de vodka, 228 garrafas de vinho, 12 garrafas de bitter, 1.444 garrafas de cachaça, 552 garrafas de coquetel alcoólico, 144 latas de energético e 4 garrafas de whisky. Todas as mercadorias estavam sendo transportadas sem a devida documentação fiscal, totalizando 1.544 litros de bebida alcoólica.

Diante da constatação, a totalidade da carga apreendida foi encaminhada à Sefaz para os procedimentos legais.

Em um segundo caso, também em Alvorada/TO, a equipe policial abordou o veículo Vw/24.280 Crm 6×2, de cor prata, novamente conduzido por um homem. Durante a abordagem, as notas fiscais apresentadas não continham os carimbos de inspeção da Sefaz, e o condutor não possuía o Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFe), documento obrigatório para o tipo de transporte fiscalizado.

Uma inspeção mais detalhada na cabine do veículo revelou a presença de uma substância em pó esbranquiçada diluída em líquido numa garrafa, com características que apontam para comprimidos de anfetaminas esmagados e misturados na bebida. Além disso, diversas bebidas alcoólicas estavam sendo transportadas sem qualquer tipo de documento fiscal.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Sefaz, enquanto o caso foi registrado na Polícia Civil de Gurupi/TO para as devidas providências legais.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida