Segurança

Prefeitura de Palmas e IFTO firmam parceria para formação de novos guardas metropolitanos

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

A Prefeitura de Palmas oficializou, nesta quinta-feira (14), um convênio com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para a realização do curso de formação da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). O curso, que terá início na segunda-feira (18), contará com uma carga horária de 910 horas e será realizado em uma estrutura moderna, atendendo às diretrizes da Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A assinatura do termo de cooperação ocorreu no gabinete da prefeita Cinthia Ribeiro e reuniu representantes do IFTO, da Secretaria de Segurança e Mobilidade de Palmas (Sesmu), da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad) e os convocados. Durante a cerimônia, a prefeita destacou o compromisso com a valorização e qualificação dos novos profissionais.

“Convocamos os 50 aprovados e 50 do cadastro reserva para esse curso, garantindo que todos os matriculados recebam uma ajuda de custo de R$ 2.863,00, equivalente a 75% do vencimento inicial da GMP. Essa parceria com o IFTO assegura uma formação sólida e de excelência, com foco em segurança pública, cidadania e direitos humanos”, afirmou Cinthia Ribeiro.

O curso contará com disciplinas teóricas e práticas, além de estágios supervisionados e palestras, tudo planejado em conformidade com o estatuto da GMP. A diretora-geral do Campus Palmas do IFTO, Noemi Zukowski, reforçou o papel do instituto na formação dos futuros guardas. “Somos uma instituição federal, mas também somos de Palmas e Tocantins. Essa parceria é um compromisso que assumimos com muito carinho e responsabilidade, deixando um legado de qualidade para a comunidade.”

O presidente do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM), Bruno Barreto, destacou a importância da formação humanizada. “Queremos formar profissionais que vão além da atuação técnica, com uma compreensão profunda de seu papel como agentes de cidadania, justiça e ética.”

A parceria, que também envolve a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), inclui a utilização de recursos pedagógicos avançados e suporte técnico. No início do mês, foram divulgadas no Diário Oficial do Município (DOM) as especificações dos uniformes e materiais obrigatórios para as atividades teóricas e práticas, que devem ser providenciados pelos candidatos habilitados.

O curso é considerado um marco para a segurança pública da capital, buscando alinhar capacitação técnica de alto nível com a promoção de valores fundamentais à sociedade.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida