Polícia Rodoviária Federal apreende 17 m³ de madeira em operação contra transporte ilegal em Araguaína – TO

A totalidade da matéria-prima foi apreendida e encaminhada ao órgão ambiental competente

 

17 m³ de madeira foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Araguaína -TO, por transporte ilegal, na tarde da última terça-feira, 12, no km 160 da BR 153.

Durante a abordagem, por volta das 13h10, a equipe PRF ordenou a parada de um caminhão M.BENZ/L 1620. Constata-se que o veículo transportava 17m³ de madeira nativa serrada e a inspeção detalhada revelou divergências na documentação apresentada pelo condutor em relação à espécie transportada.

O QUE DIZ INSTRUÇÃO NORMATIVA DO IBAMA

Conforme a Instrução Normativa n. 21/2014 do IBAMA, o Documento de Origem Florestal torna-se inválido se ocorrerem situações como quantidade/volume ou ESPÉCIE de produto transportado diferente do autorizado/declarado, sujeitando os infratores às sanções previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008.

Diante disso, foi constatada a ocorrência inicial de transporte, aquisição e venda de madeira, lenha e carvão sem licença válida. A totalidade da matéria-prima foi apreendida e encaminhada ao órgão ambiental competente.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias