Uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (4) na Rodoviária de Araguaína, norte do Tocantins, resultou na apreensão de uma submetralhadora calibre 9mm e na prisão de um homem de 19 anos por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
A ação foi fruto de um trabalho conjunto entre os serviços de inteligência da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e da Polícia Militar de Goiás (PMGO). As equipes atuaram com base em informações que indicavam o transporte clandestino de uma arma com destino à capital goiana, Goiânia.
Durante a abordagem a um ônibus interestadual, apontado como possível meio de transporte da arma, o cão farejador Horus — que ainda está em treinamento para detecção de armamentos — indicou uma mala suspeita no compartimento de bagagens. Após averiguação, os policiais localizaram uma submetralhadora URU Mekanika calibre 9mm no interior da bagagem.
O passageiro responsável pela mala foi identificado e confessou ser o proprietário da arma. Ele foi detido e encaminhado à delegacia da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante. O jovem segue à disposição da Justiça.
A operação reforça a importância da integração entre as forças policiais para o combate ao tráfico e porte ilegal de armamentos de alto poder ofensivo.