Nesta terça-feira, 25, a Polícia Federal deu início à Operação Ribaldo, com o objetivo de desmantelar uma possível rede criminosa envolvida em fraudes relacionadas ao INSS. A investigação apura a manipulação de documentos para obtenção indevida de benefícios previdenciários. Durante esta fase, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão, nas cidades de Araguaína/TO e Imperatriz/MA.
O foco da apuração está em fraudes que envolvem certidões de nascimento e outros documentos falsificados, usados para obter benefícios do INSS de maneira ilícita. A Polícia Federal busca identificar os responsáveis por essas ações fraudulentas, além de coletar mais provas que possam comprovar a prática desses crimes.
Objetivos da investigação e possíveis consequências
Entre os objetivos da investigação, está a identificação de todos os envolvidos nas fraudes, com o intuito de desarticular o grupo criminoso e evitar novas ações fraudulentas. Os suspeitos, caso confirmada sua participação, poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato e falsificação de documentos públicos, além de outras possíveis infrações.
O significado do nome da Operação
O nome da operação, “Ribaldo”, faz referência a indivíduos que atuam de maneira fraudulenta, enganosos e trapaceiros, características típicas do crime de estelionato.