Segurança

Polícia Federal apreende 500 cigarros eletrônicos em Palmas/TO, configurando crime de contrabando

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Palmas/TO – Em uma operação realizada nesta segunda-feira (3/6), a Polícia Federal apreendeu cerca de 500 unidades de cigarros eletrônicos em dois estabelecimentos comerciais na cidade de Palmas/TO. A ação revelou a prática ilegal de comercialização de produtos de origem estrangeira, cuja publicidade e venda são proibidas em todo o território nacional.

Os cigarros eletrônicos em questão são classificados como dispositivos eletrônicos para fumar e, no Brasil, a sua comercialização, importação e propaganda são estritamente proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), independentemente de sua composição e finalidade. A Anvisa não autoriza a utilização desses dispositivos no país devido a preocupações relacionadas à saúde pública.

A ação da Polícia Federal evidenciou o comércio ilegal desses produtos, configurando o crime de contrabando. A pena para esse crime varia de 2 a 5 anos de reclusão, conforme previsto pela legislação brasileira.

A apreensão dos cigarros eletrônicos demonstra a atuação das autoridades competentes no combate ao contrabando e à comercialização de produtos proibidos. A Polícia Federal segue investigando a origem dos dispositivos apreendidos e os responsáveis pela sua introdução no mercado ilegal.

A comercialização de cigarros eletrônicos representa uma grave ameaça à saúde pública, uma vez que não há garantia de segurança e controle sobre os componentes utilizados nesses produtos. A Anvisa tem reforçado constantemente a proibição e a conscientização sobre os riscos associados ao uso desses dispositivos.

A sociedade como um todo é alertada para evitar a aquisição e o uso desses produtos ilícitos, contribuindo para a preservação da saúde e o combate às atividades criminosas. A Polícia Federal permanece vigilante no combate ao contrabando e reforça seu compromisso em proteger a população e garantir a segurança e a ordem no país.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida