Categorias: Segurança

Polícia do Tocantins em busca de foragido após tentativa de homicídio e vínculos com facção criminosa

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Polícia Civil do Tocantins procura Matheus Moreira Cardoso, de 19 anos, suspeito de ligação com uma facção criminosa e investigado por tentativa de homicídio em Palmas, ocorrida em abril do ano passado. Há um mandado de prisão em aberto e ele é considerado foragido. Informações sobre seu paradeiro podem ser enviadas à 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP Palmas) pelo WhatsApp (63) 98131-8454.

Nas primeiras horas desta terça-feira, 24 , a 1ª DHPP foi à residência do suspeito, Matheus, localizada no Jardim Taquari. Ao avistar os policiais, ele fugiu para uma área de mata. Buscas com drones e um helicóptero do CIOPAER não resultaram em sua localização. O delegado Eduardo Menezes, encarregado das investigações, enfatizou a importância da colaboração da comunidade para fornecer informações sobre o paradeiro de Matheus, com garantia de anonimato.

A INVESTIGAÇÃO 

A investigação teve início após um incidente de tentativa de homicídio em abril de 2022, no Jardim Taquari. De acordo com as informações coletadas, o suspeito abordou um jovem de 20 anos quando ele estava chegando em casa. O suspeito ameaçou a vítima com uma arma de fogo, que usou um caderno escolar para se defender. Mas, o suspeito disparou um tiro, atingindo a cabeça do jovem, que mesmo ferido, conseguiu pedir ajuda ao pai que estava em casa.

O pai levou seu filho para uma UPA e depois, para o Hospital Geral de Palmas (HGP), onde permaneceu internado por 15 dias, inclusive em estado de coma. O jovem perdeu a visão de um olho e o projétil de arma de fogo permanece alojado em sua cabeça, causando dores persistentes. Durante a investigação, a DHPP Palmas descobriu que o suspeito havia tentado roubar pertences da vítima, como roupas e acessórios, uma semana antes do incidente.

AMEAÇA 

Um incidente posterior com o suspeito ameaçando o irmão da vítima também foi registrado. O irmão, procurou a DHPP após a ameaça, afirmando que viveu com medo, temendo outro ataque do suspeito.

OPERAÇÃO PAZ 

A busca por Matheus acontece no âmbito da Operação Paz, liderada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Esta operação tem o objetivo de combater organizações criminosas e fortalecer a segurança pública em diversos estados brasileiros, incluindo o Tocantins.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT