Nesta terça-feira, 10 , uma operação foi realizada para combater uma célula de organização criminosa atuante no Tocantins. Dez pessoas foram presas após o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão. A Polícia Civil destacou que as ações ocorreram em Paraíso do Tocantins, Palmas, Divinópolis do Tocantins, Porto Nacional, Araguaína e Xambioá.
De acordo com a investigação conduzida pela 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC), o grupo é vinculado a uma facção paulista de atuação nacional. No Tocantins, a célula era responsável pelo controle de pontos de venda de drogas, além de gerir atividades ilícitas relacionadas ao tráfico.
A operação incluiu alvos dentro de Unidades Penais em Paraíso do Tocantins e Palmas, onde membros da facção já estavam presos. As equipes cumpriram ordens judiciais em residências e celas, ampliando o alcance da investigação.
Crimes sob investigação
Segundo o delegado Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho, os crimes investigados incluem organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. “Alguns dos detidos eram responsáveis por cobrar dívidas de drogas, desempenhando papel-chave na estrutura da facção”, explicou.
Força-tarefa policial
A operação contou com o suporte de diversas unidades especializadas da Polícia Civil, incluindo a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), Divisões Especializadas de Repressão a Narcóticos (DENARCs de Palmas e Araguaína), Divisões Especializadas de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPPs), DEICs de Palmas, Araguaína e Porto Nacional, além de delegacias locais e o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE).