Segurança

PMTO lança terceira edição da Operação Cidade Blindada para intensificar a segurança em Palmas e região

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Na manhã dessa quinta-feira, 31, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) iniciou a terceira edição da Operação Cidade Blindada. Essa ação tem o objetivo de aumentar a segurança nas áreas de Palmas, além dos distritos de Taquaruçu, Luzimangues e Buritirana, por meio de patrulhamento tanto preventivo quanto repressivo. A operação contará com a mobilização completa do efetivo do Comando de Policiamento da Capital (CPC), além de equipes especializadas e da Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT).

O coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, que é o comandante-geral da PMTO, reuniu os líderes das unidades para ressaltar a importância dessa operação na proteção da segurança pública e na redução dos índices de criminalidade.

“Tivemos bons resultados anteriormente e buscamos replicá-los. A prioridade é garantir a segurança da população com uma atuação humanizada, focada no policiamento ostensivo e preventivo, mas com prontidão para uma resposta rápida, se necessário”, destacou o coronel.

Durante o lançamento, a coronel PM Lourdes Cristina Coelho Rodrigues, que comanda o CPC, compartilhou orientações operacionais com os líderes das unidades.  “A Operação Cidade Blindada já é tradicional aqui na PMTO e tem por finalidade intensificar a segurança em áreas prioritárias, em que o reforço do efetivo faz esse trabalho mais intenso em algumas áreas”.

A Operação Cidade Blindada III incluirá bloqueios policiais em pontos estratégicos e nas rotas de acesso a Palmas, com ênfase em abordagens preventivas e na busca de materiais ilegais, com o intuito de combater atividades criminosas. Os efetivos envolvidos na operação são os dos 1º e 6º Batalhões, a Força Tática, a Patrulha Rural e o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED).

Práticas respeitosas e eficazes

As equipes especializadas seguirão o Procedimento Operacional Padrão (POP), implementando ações que respeitem os direitos constitucionais e humanos. A operação ocorrerá até o dia 1º de novembro, com o propósito de aumentar a visibilidade da Polícia Militar nas ruas e garantir a segurança da capital e seus distritos.

Colaboração com a comunidade

A PM destaca que a segurança pública é uma responsabilidade compartilhada entre o Estado e a sociedade. A participação da população é vital para fornecer informações e entender a importância das abordagens, que visam proteger tanto os cidadãos quanto os policiais.

 

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT