Segurança

Operação Rota Caipira: PF destrói estruturas de armazenamento de Drogas no TO

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), desencadeou nesta segunda-feira (13/11) uma ação determinada pela Justiça para a destruição de uma propriedade utilizada por uma organização criminosa no esquema de tráfico internacional de drogas. O cumprimento do mandado ocorreu no Parque Nacional da Chapada das Mesas, localizado no município de Carolina/MA.

A operação é um desdobramento da investigação criminal iniciada em abril deste ano, intitulada Operação Rota Caipira. A fase ostensiva da operação visa reprimir e prevenir o tráfico internacional de cocaína proveniente da Bolívia, Peru e Colômbia, destinada aos estados do norte e nordeste brasileiros. A organização criminosa alvo da ação é especializada no transporte aéreo de drogas, utilizando estruturas logísticas localizadas no Brasil, principalmente nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão.

Os indiciados no inquérito foram denunciados pela Polícia Federal e agora respondem a ação penal, cada um conforme suas responsabilidades, pelos crimes de associação para o tráfico de drogas, tráfico internacional de drogas e participação em organização criminosa internacional.

A propriedade destruída era utilizada como ponto estratégico para armazenamento de drogas, contribuindo para o funcionamento do esquema criminoso. A ação conjunta da PF e do ICMBIO evidencia a necessidade de atuação integrada em áreas estratégicas para o combate ao tráfico internacional de drogas, preservando não apenas a segurança pública, mas também o patrimônio ambiental.

A Operação Rota Caipira reafirma o compromisso das autoridades na repressão efetiva e na prevenção de atividades ilícitas, desmantelando estruturas fundamentais para o funcionamento de organizações criminosas dedicadas ao tráfico internacional de entorpecentes.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida

Compartilhar
Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)