Nessa quinta-feira, 13, a região das Arnes, em Palmas, assistiu à posse de uma nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Conseg), em um evento que aconteceu na Escola Municipal Anne Frank. A cerimônia contou com a participação de autoridades da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), que se comprometeram a apoiar o fortalecimento da segurança na região.
O Conseg é formado por moradores da região, que se voluntariam para discutir, propor e implementar soluções para a segurança e a qualidade de vida no bairro. O objetivo é criar um espaço onde a população possa se aproximar das autoridades policiais e governamentais, de forma a encontrar respostas para as necessidades locais.
Durante o evento, o secretário executivo da Segurança Pública, Reginaldo de Menezes, fez questão de destacar a importância de se fortalecer a colaboração entre a comunidade e as forças de segurança. “A segurança pública é responsabilidade de todos e juntos podemos fazer a diferença”.
O tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, responsável pela Diretoria de Polícia Comunitária, falou sobre a relevância de contar com cidadãos comprometidos no Conseg. Segundo ele, esse trabalho em conjunto, baseado na confiança, é fundamental para o sucesso das ações de segurança.
“Essa é uma agenda muito importante para a comunidade palmense. Parabenizo todos que se dedicaram a essa missão e, mais uma vez, reforço que a Polícia Comunitária é uma via de mão dupla. O nosso trabalho só é possível com a confiança e o envolvimento de cada cidadão”, destacou o tenente-coronel.
A colaboração da Prefeitura de Palmas
O vice-prefeito Carlos Eduardo Veloso, presente no evento, também fez questão de destacar o apoio da prefeitura às iniciativas do Conseg. Em seu discurso, ele reiterou o compromisso da administração municipal em trabalhar junto à comunidade e ao Conseg para garantir que Palmas seja cada vez mais segura.
O novo presidente e a meta pela segurança
O presidente eleito do Conseg, Mário Pinto, destacou que a colaboração entre as forças de segurança e a população é o caminho para redução dos índices de criminalidade. “Já participo do Conesp [Conselho de Segurança Pública do Tocantins], mas sempre vi a necessidade de uma aproximação cada vez maior entre as forças de segurança e a sociedade, por isso assumi este compromisso.
“Nós temos 26 quadras na região das Arnes, com uma média de mil pessoas em cada quadra. A região norte, juntando tudo, passa de 100 mil pessoas e todas têm o mesmo objetivo: ter uma segurança de qualidade”, completou.