Nessa segunda-feira, 25 , a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confiscou 138,8 m³ de madeira sendo transportada de forma irregular na BR-230, em Luzinópolis, no Tocantins.
Por volta das 11h30, durante fiscalização no km 70, os agentes abordaram um caminhão-trator VOLVO/FH 460 acoplado a um semirreboque. Ao conferirem os documentos e a carga, verificaram cinco espécies de madeira não documentadas e 22,67 m³ acima do volume declarado. No total, foram apreendidos 60,77 m³ de madeira serrada nativa.
Poucas horas depois, às 13h30, no mesmo local, um outro caminhão-trator VOLVO/FH 540 com dois semirreboques foi fiscalizado. A inspeção revelou que a carga de madeira transportada era maior do que a registrada na documentação. Foram apreendidos 78,03 m³ de madeira serrada, acima dos 57 m³ declarados.
Crime ambiental
Em ambas as ocorrências, foi constatado crime ambiental por transportar, adquirir ou vender madeira sem licença válida. Os veículos e a carga foram apreendidos e levados ao pátio da PRF em Aguiarnópolis, à disposição do órgão ambiental e do Juizado Especial Criminal (JECRIM) de Tocantinópolis.
Plano Amazônia e reforço da fiscalização
As ações fazem parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), criado pelo Governo Federal em 2023 para combater o crime organizado e ampliar a presença do Estado na Amazônia Legal.
Desde que o Tocantins passou a integrar o programa, a PRF no estado recebeu 34 novas viaturas, mais de 50 novos policiais, um novo posto em Araguaína e investimentos de mais de R$ 755 mil em obras. Com isso, a fiscalização nas rodovias federais foi fortalecida, aumentando a repressão ao transporte ilegal de madeira, animais e outros crimes ambientais.