Na manhã desta segunda-feira, 29 , agentes da 14ª Delegacia de Axixá do Tocantins cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 39 anos, identificado pelas iniciais A.A.C.S., suspeito de estupro de vulnerável.
A operação foi conduzida pela delegada Lívia Rafaela Almeida de Vasconcelos, após as investigações indicarem o homem como autor de abusos sexuais contra sua enteada de 12 anos. Os crimes ocorreram durante o ano de 2024, enquanto ele era companheiro da mãe da menina.
“Aproveitando-se da proximidade com a vítima, em razão de ser seu padrasto, o indivíduo praticava os abusos, sobretudo, na ausência da genitora da vítima, na casa em que residiam”, relatou a delegada. A vítima prestou depoimento em escuta especializada, confirmando as agressões. Exames periciais e de conjunção carnal comprovaram os abusos.
Decisões judiciais e procedimentos
Baseada nas provas, a delegada solicitou a prisão preventiva, que foi concedida pela Justiça e cumprida nesta segunda-feira. O homem foi levado à 3ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Araguatins e, após os procedimentos legais, será encaminhado à Unidade Penal para aguardar o julgamento.
Impacto e importância da ação
A delegada Lívia Vasconcelos ressaltou a gravidade do caso, destacando que o suspeito, na posição de padrasto, tinha o dever de proteger a vítima e, em vez disso, a agrediu sexualmente. “Esta é mais uma prisão de extrema relevância realizada pela Polícia Civil, pois o autor é apontado como praticante de um crime hediondo contra a dignidade sexual de uma vítima de apenas 12 anos. Nesse sentido, não medimos esforços para a obtenção e cumprimento do mandado de prisão preventiva, visando resguardar a integridade física e psicológica da vítima e fazer com que o homem possa responder pelo crime, preso, conforme determina a lei “.