Governador promove mais de mil policiais militares e entrega medalhas a civis e militares em cerimônia no QCG

 

Mais de mil policiais militares foram promovidos nesta quarta-feira, 23, durante uma cerimônia no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Tocantins. O evento, marcado por homenagens e discursos, contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa e da primeira-dama Karynne Sotero. Além das promoções, foram entregues medalhas em reconhecimento ao serviço prestado por militares e civis.

O governador destacou a importância da valorização dos profissionais da segurança pública. Segundo ele, conceder promoções e medalhas representa mais que um gesto simbólico: é o reconhecimento de um compromisso diário com a população.  “Fico feliz em reconhecer esses homens e mulheres que se dedicam diariamente à segurança do nosso Tocantins. Nada mais justo do que homenageá-los por esse compromisso com a ordem e com o povo tocantinense”.

Ao todo, 1.224 militares foram promovidos: 1.193 praças e 31 oficiais. As promoções contemplaram, principalmente, os cargos de 1º e 2º sargento e cabos. A ascensão segue critérios estabelecidos por lei, levando em conta tempo de serviço, desempenho e cursos de qualificação.

Medalhas para homenagear trajetórias

Além das promoções, duas medalhas foram entregues a militares e civis: a Medalha Tiradentes e a Medalha de Tempo de Serviço. A primeira reconhece serviços relevantes prestados à Corporação e ao Estado; a segunda homenageia quem acumula 10, 20 ou 30 anos de dedicação à Polícia Militar.

Homenagens também alcançaram civis

Autoridades de diversas áreas do Governo do Estado também receberam a Medalha Tiradentes, como reconhecimento por apoiarem diretamente a atuação da PMTO. Entre os homenageados estavam secretários de Estado, presidentes de autarquias e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins.

Edital aberto para novo concurso da PM

Durante o evento, foi lembrado o edital do novo concurso da Polícia Militar. São 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. Os salários variam de R$ 2.881,53 até R$ 10.842,13 após o curso de formação. A seleção conta com provas objetivas, testes físicos e avaliações médicas e psicológicas. As inscrições preveem cotas para candidatos negros, indígenas e quilombolas — e, pela primeira vez, sem limite de vagas para mulheres.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias