Furto de cabos de iluminação em avenida do Jardim Taquari afeta sistema instalado há cinco meses

Furto de cabos de iluminação em avenida do Jardim Taquari afeta sistema instalado há cinco meses
Foto: Divulgação

 

Na terça-feira, 28, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação de Palmas registrou o furto de cerca de 300 metros de cabos de rede do sistema de iluminação pública no canteiro central da principal avenida do setor Jardim Taquari, localizado na região sul da capital. O ato deixou parte da via sem luz, comprometendo a segurança e a visibilidade. Um boletim de ocorrência foi registrado para que a polícia investigue e adote as medidas cabíveis.

O trecho afetado havia recebido há aproximadamente cinco meses um novo sistema de iluminação, incluindo 114 luminárias em LED e 2 mil metros de rede subterrânea, dentro do Programa de Modernização da Iluminação Pública.

O superintendente de Energia da secretaria, Adilson Faustino, lamentou o incidente e comentou sobre os impactos gerados à administração e à população.  “Essas ações de vandalismo geram prejuízos significativos ao Município e aos moradores. Houve investimento de recursos públicos na instalação da nova iluminação e, agora, será necessário refazer o planejamento para reposição do material furtado. Quem vive ou transita pela região também é diretamente prejudicado”.

Furtos recorrentes em diferentes pontos da cidade

Segundo a equipe técnica da pasta, embora os cabos estejam instalados em profundidade segura, os furtos têm se tornado frequentes em diversas áreas de Palmas. Neste semestre, episódios semelhantes ocorreram na Praça do Jardim Vitória I e na Avenida NS-15, locais em que a secretaria precisou realizar reposição dos materiais subtraídos.

Participação da população é essencial

A administração municipal reforça que a colaboração da comunidade é fundamental para reduzir esse tipo de crime. “É fundamental que os moradores denunciem qualquer movimentação suspeita e acionem os órgãos de segurança. A participação da população é essencial para evitar novos prejuízos e manter a cidade bem iluminada e segura”, destacou o superintendente.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias