Fiscalização no Rio Javaés flagra canoa com 3 mil filhotes e matrizes de Tartaruga da Amazônia

Fiscalização no Rio Javaés flagra canoa com 3 mil filhotes e matrizes de Tartaruga da Amazônia
Foto: Ascom PMTO

 

Uma ação de fiscalização ambiental realizada nessa quinta-feira , 11 , no município de Pium, identificou o transporte irregular de uma grande quantidade de quelônios durante a “Operação Protetor dos Biomas”. A iniciativa, conduzida pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE) por meio de equipes do BOPE e do Batalhão Ambiental (BPMA), resultou no resgate de milhares de filhotes e matrizes de Tartaruga da Amazônia.

Durante o patrulhamento pelo Rio Javaés, os agentes encontraram uma canoa de fibra ocupada por dois homens da etnia Karajá, vindos do estado de Mato Grosso. A abordagem levou à vistoria completa da embarcação.

Ao verificar o interior da canoa, as equipes identificaram uma carga expressiva de quelônios transportados sem autorização. No total, foram contabilizados 3 mil filhotes e 12 matrizes de Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa), espécie que integra a lista de animais ameaçados de extinção.

Animais devolvidos à natureza

Após a constatação da irregularidade, os animais foram imediatamente soltos de volta ao rio, restabelecendo seu ambiente natural. O motor da embarcação também foi apreendido como parte dos procedimentos.

Condutores encaminhados para identificação

Sem documentos no momento da abordagem, os dois homens foram levados à 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Paraíso do Tocantins, para identificação e adoção das medidas legais referentes ao crime ambiental.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias