Uma ação de fiscalização ambiental realizada nessa quinta-feira , 11 , no município de Pium, identificou o transporte irregular de uma grande quantidade de quelônios durante a “Operação Protetor dos Biomas”. A iniciativa, conduzida pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE) por meio de equipes do BOPE e do Batalhão Ambiental (BPMA), resultou no resgate de milhares de filhotes e matrizes de Tartaruga da Amazônia.
Durante o patrulhamento pelo Rio Javaés, os agentes encontraram uma canoa de fibra ocupada por dois homens da etnia Karajá, vindos do estado de Mato Grosso. A abordagem levou à vistoria completa da embarcação.
Ao verificar o interior da canoa, as equipes identificaram uma carga expressiva de quelônios transportados sem autorização. No total, foram contabilizados 3 mil filhotes e 12 matrizes de Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa), espécie que integra a lista de animais ameaçados de extinção.
Animais devolvidos à natureza
Após a constatação da irregularidade, os animais foram imediatamente soltos de volta ao rio, restabelecendo seu ambiente natural. O motor da embarcação também foi apreendido como parte dos procedimentos.
Condutores encaminhados para identificação
Sem documentos no momento da abordagem, os dois homens foram levados à 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Paraíso do Tocantins, para identificação e adoção das medidas legais referentes ao crime ambiental.









