Egressos do Sistema Penal concluem cursos profissionalizantes no Escritório Social e fortalecem busca por novos caminhos

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Na tarde da última quinta-feira, 17 , sentimentos de realização e superação permearam o ambiente do Escritório Social, vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), onde R. M., uma egressa do Sistema Penal, emocionou a todos ao compartilhar suas palavras de triunfo: “Muitos irão te criticar, te julgar, mas não importa. Hoje eu estou aqui e poder pegar um canudo desses é a coisa mais maravilhosa do mundo”, disse, referindo-se ao diploma conquistado como operadora de computadores.

A solenidade de formatura foi marcada por momentos de orgulho, pois não apenas R. M., mas também outros 18 egressos, celebraram a conclusão dos cursos de assistente de operações logísticas, eletricista residencial e operador de computador. Esses cursos, com uma carga horária que variou entre 160 e 190 horas, foram realizados em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), como parte do projeto “Potencializando Vidas” do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), cuja gestão compartilhada é administrada pelo Escritório.

Durante a cerimônia, Hélio Marques, secretário executivo da Seciju, elogiou os esforços dos formandos, suas famílias e a equipe do Escritório Social.  “Enquanto Secretaria, ficamos satisfeitos com essas formaturas, pois elas são o resultado da união de várias equipes e profissionais, além do empenho de vocês próprios. Parabéns a todos”, declarou o gestor.

A solenidade contou com a presença do superintendente do Sistema Penal, Rogério Gomes Miranda; o defensor público, Fabrício Silva Brito; o juiz da 4ª Vara de Execução Penal, Allan Martins; e o presidente do Conselho Municipal da Comunidade, Alex Freitas. Sandra Veloso, gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso, também participou e realizou a doação de Bíblias a todos os presentes.

Leandro Bezerra, gerente do Escritório Social, ressaltou o propósito dos cursos oferecidos pela instituição: “Os cursos ofertados no Escritório Social têm a missão de facilitar o acesso do egresso do sistema prisional ao ensino profissionalizante de qualidade, proporcionando as melhores oportunidades de trabalho e renda, e assim facilitando o processo de reintegração à sociedade”, finalizou, refletindo sobre o impacto positivo dessas formações na vida dos egressos.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT