Uma operação conjunta da Polícia Civil do Tocantins nessa quinta-feira, 4 , resultou na prisão de dois homens apontados como autores de diversos furtos qualificados em Gurupi, Formoso do Araguaia e outras cidades do estado. A ação envolveu a 86ª Delegacia de Gurupi, a 8ª DEIC e a 84ª Delegacia de Formoso.
Segundo o delegado regional Joadelson Rodrigues Albuquerque, a prisão ocorreu após os investigadores identificarem a atuação da dupla na madrugada, quando dois mercados de Formoso do Araguaia foram invadidos e diversos produtos furtados. “Logo que fomos informados desses crimes, passamos a analisar o modus operandi e apuramos que os delitos haviam sido praticados da mesma maneira que em outras situações, quando os autores arrombam portas de estabelecimento comerciais e subtraem diversos produtos, fugindo em seguida”, explicou.
Apreensões na residência
Os suspeitos, identificados pelas iniciais B.K.N.S., 27 anos, e G.F.M., 24 anos, foram encontrados em uma residência. No imóvel, os policiais apreenderam:
-
Balança de precisão;
-
Munições de calibre 9mm e 22;
-
Roupas possivelmente furtadas;
-
Aparelho de DVD para gravação de circuito interno;
-
Vários celulares;
-
Um veículo Chevrolet Ônix locado, usado nos crimes.
Durante a abordagem, os suspeitos resistiram à prisão. B.K.N.S. chegou a destruir seu celular antes de ser detido. Ambos foram levados à 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Gurupi, onde foram autuados por furto qualificado, posse irregular de munição, supressão de documento particular e resistência à prisão.
Resistência à prisão
Os suspeitos tentaram resistir à prisão, sendo necessário uso progressivo da força. Durante a abordagem, B.K.N.S. destruiu seu próprio celular arremessando-o no chão. Após detidos, ambos foram levados à 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Gurupi, onde foram autuados por furto qualificado, posse irregular de munição, supressão de documento e resistência à prisão.
Investigação aponta organização criminosa
O delegado informou que as investigações começaram há cerca de 15 dias, após o furto de cerca de R$ 12 mil em um escritório de leilões em Gurupi. A partir dessa apuração, ficou evidente que os suspeitos integravam uma organização criminosa que alugava veículos para escolher e atacar estabelecimentos comerciais, agindo em Gurupi, Formoso do Araguaia e Araguaína.
Prisão e próximos passos
Os dois homens foram encaminhados à Unidade Prisional de Gurupi, à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua investigando para identificar outros envolvidos e mapear a extensão dos crimes praticados. “Com um trabalho eficiente e coordenado, hoje a Polícia Civil do Tocantins conseguiu efetuar as prisões desses dois indivíduos, que além de serem de alta periculosidade, tinham se unido com a finalidade de invadir vários estabelecimentos comerciais a fim de subtrair tudo de valor que encontrassem pela frente. Agora, presos, eles devem responder pelos crimes que são suspeitos de praticar”, afirmou o delegado.