Duas mulheres são indiciadas por acusação falsa de estupro que levou homem inocente à prisão

 

Na manhã desta segunda-feira, 9 , a Polícia Civil da 81ª Delegacia de Ponte Alta do Tocantins finalizou um inquérito que apurava uma denúncia falsa registrada em 2012. O caso envolveu a acusação de estupro de vulnerável contra um homem de 49 anos, que acabou sendo preso e condenado por um crime que não cometeu.

De acordo com a polícia, tudo começou quando uma adolescente de 13 anos disse ter sido vítima do crime. Contudo, mais de dez anos depois, em um novo depoimento prestado em 2023, ela afirmou que foi convencida a mentir pela própria irmã mais velha e por uma funcionária pública da cidade. As duas mulheres já eram maiores de idade na época da denúncia.

Segundo as investigações, o homem acusado era candidato a vereador no ano em que a falsa denúncia foi feita. A servidora pública, que teria participado da farsa, também disputava o cargo e era sua adversária política. Os policiais concluíram que a denúncia teve motivação eleitoral.

Prisão recente gerou desdobramentos

O homem chegou a ser preso em abril deste ano por causa da acusação feita anos antes. Porém, com o novo depoimento e a apuração mais detalhada, a polícia percebeu que o crime nunca aconteceu. Assim, as autoridades reconheceram que ele foi vítima de uma grave injustiça.

O delegado Roberto Assis, responsável pelo caso, falou sobre a seriedade do ocorrido.  “Temos observado um grande aumento no número de falsas denúncias. Isso tem levado à prática de graves injustiças, como neste caso, em que um homem foi preso e condenado injustamente por um crime tão sensível”, afirmou.

Caso agora está com o Ministério Público

Com a conclusão da investigação, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público. O órgão vai decidir se apresenta denúncia criminal contra as duas mulheres envolvidas na armação.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]