O seu canal diário de Notícias

Dois presos escapam da Penitenciária Federal de Mossoró

Fuga inédita marca a primeira violação da segurança máxima da unidade, desencadeando uma operação de busca coordenada por autoridades locais e federais.

Na madrugada desta quarta-feira (14), um acontecimento sem precedentes abalou a segurança da Penitenciária Federal de Mossoró, situada a 280 quilômetros a oeste de Natal (RN). Pela primeira vez desde sua inauguração, detentos conseguiram burlar o sistema de segurança de uma das cinco penitenciárias de segurança máxima do país.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em ação imediata, acionou a Polícia Federal e solicitou o apoio das secretarias da Segurança Pública e da Defesa Social e de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte para localizar os fugitivos e esclarecer os eventos que culminaram na fuga.

A notícia veio à tona na manhã de hoje, deixando as autoridades em estado de alerta. André Garcia, Secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), está a caminho de Mossoró para supervisionar de perto as investigações em andamento.

Os indivíduos que escaparam foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, de acordo com informações confirmadas pela Agência Brasil.

Diante da gravidade da situação, o governo do Rio Grande do Norte tomou medidas proativas, contatando as secretarias de Segurança Pública da Paraíba e do Ceará para reforçar a segurança nas divisas estaduais.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais, responsável pela coordenação do sistema penitenciário federal, assegurou em comunicado que as unidades penitenciárias federais sempre foram referência em disciplina e procedimento, sem histórico de fugas, rebeliões ou entrada de materiais ilícitos.

Com cinco penitenciárias federais em operação no país, classificadas como presídios de segurança máxima, cada unidade é equipada com um sistema de vigilância sofisticado, incluindo captação de som ambiente e monitoramento por vídeo. A secretaria afirma que todo esse material de vigilância é replicado em tempo real para a sede da Senappen, em Brasília, garantindo o controle e a segurança dentro das instalações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais