Segurança

Corpo de Bombeiros do Tocantins cria política de combate ao assédio sexual e estabelece parceria com Secretaria da Mulher

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins está adotando medidas para prevenir e combater o assédio sexual e a discriminação dentro da corporação. Em uma reunião realizada nessa quarta-feira,21, o comandante-geral Carlos Eduardo Farias, informou sobre a criação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e à Discriminação (CPA), convidando a secretária de Estado da Mulher para participar da comissão responsável pela sua implementação.

A comissão, composta por oficiais do Corpo de Bombeiros, está em fase de organização e receberá apoio da secretaria da Mulher. O objetivo é desenvolver um Plano de Ação que trate denúncias e promova um ambiente de trabalho seguro e igualitário. Também está previsto um workshop sobre assédio moral, assédio sexual e discriminação, voltado aos oficiais da corporação.

A iniciativa é elogiada pela secretária de Estado da Mulher Berenice Barbosa, que destaca o compromisso do Corpo de Bombeiros em fortalecer o combate ao assédio e apoiar as ações da secretaria. “Nós  trabalhamos incansavelmente para combater todas as formas de violência contra a mulher, e o assédio é uma dessas violências”, afirmou Berenice. “Receber o convite do coronel Farias mostra que estamos no caminho certo e que essa parceria com o CBMTO fortalecerá ainda mais as nossas ações contra o assédio sexual no Tocantins”, concluiu a secretária.

O comandante-geral ressaltou a importância de transformar as palavras em ações concretas, reforçando o respeito às mulheres e a criação de um ambiente livre de violência e discriminação durante o encontro.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT