Durante uma ação voltada ao enfrentamento da violência contra mulheres, agentes da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (3ª DEAM), em Araguaína, prenderam em flagrante um homem de 53 anos, na manhã dessa sexta-feira, 13. O suspeito, identificado pelas iniciais V.A.L., foi localizado em sua casa, no setor Novo Horizonte.
Durante o cumprimento do mandado, os policiais civis encontraram na residência uma espingarda artesanal, de calibre 28, com dois canos, além de oito munições intactas do mesmo tipo. O homem é alvo de investigação por violência doméstica e por manter arma de fogo de maneira irregular.
A apuração do caso começou depois que a companheira do suspeito procurou a delegacia e registrou um boletim de ocorrência. De acordo com a denúncia, ela teria sido ameaçada e afirmou que ele guardava armas dentro de casa. A mulher também solicitou medidas protetivas para garantir sua segurança.
Mandado foi autorizado pela Justiça
Com base nas informações apresentadas pela vítima, a delegacia encaminhou o caso ao Judiciário, que autorizou o cumprimento de mandado de busca na residência do investigado. Durante a ação, os agentes encontraram as armas e munições no quarto onde o casal dormia.
Prisão e fiança
Após a localização do material, o homem foi preso e levado à 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de violência doméstica e posse ilegal de arma de fogo. Como a autoridade policial estipulou fiança, o suspeito pagou o valor determinado e, com isso, vai responder ao processo em liberdade, conforme a legislação permite.
A delegada Sarah Lilian, que acompanha o caso, reforçou a relevância da prisão. “Trata-se de mais uma ação exitosa, em que conseguimos retirar de circulação uma arma de fogo e munições que poderiam ser usadas contra a vítima. A prisão do autor reforça o compromisso da 3ª DEAM com a investigação de crimes praticados contra mulheres. Seguiremos com firmeza e rigor para evitar que mais mulheres sejam vítimas de violência em Araguaína”, destacou.