A equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encaminhou 49 aves silvestres ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) depois de uma grande ação de combate à criação irregular de animais. A iniciativa fez parte da Operação Pássaro Livre, realizada entre os dias 14 e 19 deste mês, que resultou na apreensão de 133 aves mantidas em cativeiros clandestinos.
Durante as fiscalizações, também foram apreendidas 163 gaiolas e seis alçapões armadilhas usadas na captura de pássaros, além da aplicação de multas que somaram R$ 18 mil. O foco da operação foi frear o comércio e a criação ilegal de animais silvestres.
As equipes percorreram cidades da região do Bico do Papagaio, no extremo norte do estado, incluindo São Miguel do Tocantins, Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, Buriti do Tocantins e Esperantina. A operação buscou coibir a caça e garantir o cumprimento das leis ambientais.
Espécies resgatadas
Entre os animais recuperados estavam espécies como curió, guriatã, trinca-ferro, bigode, papa-capim e galo-de-campina. Uma parte das aves, 84 ao todo, foi devolvida ao habitat natural em uma área de reserva legal do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), câmpus de Araguatins. As demais 49 foram levadas ao Cefau para avaliação.
“Ao chegarem ao Cefau, os animais receberam avaliação clínica. Aqueles que apresentaram bom estado de saúde e comportamento compatível com a espécie foram prontamente devolvidos à natureza em área adequada para soltura. As demais ficaram em observação”, explicou a coordenadora do Cefau, Mayumi Matuoca.
Proteção e conscientização
A operação reforçou o trabalho de fiscalização ambiental e o esforço para conscientizar a população sobre a importância de preservar a fauna nativa.
O gerente de fiscalização ambiental, Cândido José dos Santos, destacou o impacto dessas ações na proteção da biodiversidade. “Cada atividade que fazemos fortalece a conscientização sobre a importância da preservação e o respeito às leis ambientais. Estamos comprometidos em proteger a fauna e reafirmamos o compromisso de combater o tráfico de animais silvestres”, declarou.