Os participantes do Enem 2025 já podem consultar suas notas. Os resultados foram liberados nesta sexta-feira, 16, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, por meio da Página do Participante.
No sistema, os candidatos conseguem acessar a nota da redação, que vai de zero a mil pontos, além do desempenho nas quatro áreas do conhecimento. Já os treineiros, que ainda não terminaram o ensino médio em 2025, só poderão ver o boletim individual em até 60 dias.
Segundo o Inep, o Enem 2025 teve 4,8 milhões de inscritos. Cerca de 72% dos candidatos compareceram aos dois dias de prova, mantendo o exame como a principal avaliação educacional do país.
Com o resultado em mãos, os participantes podem concorrer a vagas pelo Sisu, com inscrições de 19 a 23 de janeiro. Também é possível tentar bolsas pelo Prouni, entre 26 e 29 de janeiro, ou financiar os estudos pelo Fies.
Documentos para matrícula
Para se inscrever no Sisu, não é necessário enviar documentos. Porém, quem for selecionado precisará apresentar a documentação exigida pela instituição no momento da matrícula.
Certificação do ensino médio
Quem usou o Enem para obter o certificado do ensino médio deve ficar atento às regras. É preciso ter indicado essa opção na inscrição, alcançar no mínimo 450 pontos em cada área e pelo menos 500 na redação. A solicitação deve ser feita nas instituições certificadoras, pelo portal do Inep.
Datas de aplicação das provas
As provas aconteceram nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as datas foram diferentes: 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da COP30.
Importância do Enem
Com mais de 20 anos de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Além disso, as notas também podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades de Portugal conveniadas ao Inep.






