A partir das 10 horas desta sexta-feira, 23 , a Receita Federal abre a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. O lote é o maior já registrado tanto em número de beneficiados quanto no valor total distribuído. Além das declarações deste ano, também serão pagos valores residuais de anos anteriores.
Ao todo, 6.257.108 contribuintes receberão um total de R$ 11 bilhões, montante destinado inteiramente aos grupos com prioridade legal e técnica no reembolso.
Entre os contemplados neste primeiro lote, destacam-se:
-
2.375.076 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e indicaram o Pix como forma de recebimento;
-
2.346.445 pessoas entre 60 e 79 anos;
-
1.096.168 contribuintes que têm o magistério como principal fonte de renda;
-
240.081 idosos com mais de 80 anos;
-
199.338 pessoas com deficiência física, mental ou portadoras de doenças graves.
Embora a prioridade legal seja reservada a grupos específicos, neste ano, quem usou o recurso de declaração pré-preenchida junto com o Pix também foi priorizado, por critérios técnicos adotados pela Receita.
Para saber se está no primeiro lote, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, clicar em Meu Imposto de Renda e depois em Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo oficial do órgão, disponível para celulares e tablets.
O pagamento será efetuado em 30 de maio, diretamente na conta ou na chave Pix do tipo CPF que foi informada na declaração.
E se o valor não cair na conta
Caso o dinheiro não seja depositado, por exemplo, por conta bancária desativada, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá reagendar a transferência via Portal BB ou pela Central de Atendimento nos números:
-
4004-0001 (capitais);
-
0800-729-0001 (demais localidades);
-
0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Esqueci de sacar: o que fazer?
Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte precisará solicitar o pagamento no Portal e-CAC da Receita. Para isso, é necessário acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e selecionar a opção Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Quem estiver fora da lista deste primeiro lote pode verificar eventuais pendências no e-CAC, enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos pagamentos programados para este ano.