Noticias

Primeiro feriado nacional do dia da Consciência Negra; confira o funcionamento dos serviços em Palmas

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, será reconhecido pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A decisão foi tomada em novembro de 2023, quando a Câmara dos Deputados aprovou a data, que logo foi sancionada pela presidência da República. Com a data celebrada em uma quarta-feira, muitos trabalhadores terão folga, mas alguns serviços sofrerão ajustes.

As repartições públicas que não operam em regime de escala terão suas atividades suspensas. Contudo, serviços essenciais, como atendimentos em hospitais, unidades de pronto atendimento, segurança pública e coleta de lixo, seguirão normalmente.

De acordo com a convenção coletiva da Fecomércio Tocantins, o comércio em geral estará fechado neste feriado. Contudo, supermercados e shopping centers terão horários diferenciados para atendimento.

Shoppings

Nos shoppings de Palmas, as lojas terão horários de funcionamento adaptados. No Palmas Shopping, as lojas abrirão das 11h às 17h, enquanto a praça de alimentação funcionará das 10h às 22h. No Capim Dourado Shopping, a praça de alimentação operará das 11h às 20h, e as lojas e quiosques das 14h às 20h. A lavanderia estará disponível das 6h à meia-noite, e os cinemas seguirão sua programação habitual.

Supermercados

Alguns supermercados em Palmas terão horários alterados, como o Big, que estará aberto das 6h às 22h, e o Quartetto, que funcionará das 6h30 às 21h, com exceção da unidade no shopping, que abrirá das 7h às 22h. O Assaí e o Atacadão estarão abertos das 7h às 22h.

Correios e Bancos

As agências dos Correios não terão expediente no feriado e retomarão o atendimento na quinta-feira (21). Já os bancos não abrirão no Dia da Consciência Negra. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as compensações de pagamentos serão feitas no próximo dia útil, quinta-feira, mas transações via PIX e Internet Banking estarão disponíveis.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Compartilhar
Publicado por
Flávia Ferreira