Considerando a relevância e a capacidade de transformação social que o esporte pode desempenhar na vida de crianças e jovens, o presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), apresentou ao Plenário o Projeto de Lei nº 149/2023, que institui a criação do Dia Municipal do Jiu-Jitsu no calendário oficial de datas e eventos da Capital. Conforme a proposta, a data deverá ser celebrada anualmente no dia 14 de setembro.
De acordo com o vereador Folha, a prática do Jiu-Jitsu tem se consagrado como um meio para realizar os sonhos de crianças, adolescentes e jovens, que viram nessa modalidade esportiva uma oportunidade de alcançar projeção social e expressar seu talento, disciplina e persistência. “É uma arte marcial que incentiva e fortalece as qualidades positivas e intelectuais das pessoas. Seus praticantes desenvolvem não apenas habilidades físicas, mas também mentais, e isso é muito interessante para a formação da nossa juventude”, explicou o presidente.
O projeto estabelece que a Câmara Municipal de Palmas promoverá, no seu âmbito, uma sessão solene com exposições, palestras, conferências e demonstrações relacionadas a essa arte marcial, bem como outras atividades relevantes que visem a disseminação da modalidade esportiva. Essas iniciativas têm como propósito promover a integração e o convívio entre praticantes e interessados, com o objetivo de estimular a cidadania, a solidariedade e o incentivo à prática esportiva em todas as suas formas, contando com a participação da sociedade civil.
O Projeto de Lei nº 149/2023 foi apresentado ao Plenário da Casa de Leis no dia 2 de maio e atualmente tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Texto: Edilene Chaves
Foto: Chico Sisto