Categorias: Política

TRE-TO realiza preparação das urnas eletrônicas com fiscalização pública

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu início, na última quarta-feira, 25, às Cerimônias Públicas para a Geração das Mídias e à Preparação das Urnas Eletrônicas. Essas etapas são cruciais para garantir a realização das eleições municipais nas 33 zonas eleitorais do estado.

Neste primeiro momento, estão sendo geradas as mídias que contêm informações sobre candidatos e eleitoras/eleitores. Após a geração, essas mídias serão inseridas nas urnas eletrônicas, que, em seguida, receberão um lacre de segurança assinado pelo juiz eleitoral e por representantes das entidades fiscalizadoras, em um ato conhecido como lacração das urnas.

Na 29ª Zona Eleitoral, em Palmas, o juiz eleitoral substituto, Luiz Zilmar dos Santos Pires, explicou o processo de geração de mídias e lacração. E, enfatizou a importância da transparência, convidando cidadãs e cidadãos a acompanharem os procedimentos realizados pelos cartórios eleitorais, assim como as entidades fiscalizadoras, incluindo partidos políticos e o Ministério Público.

Compromisso com a transparência

Jonas Demostene Ramos, diretor-geral do TRE-TO, participou do primeiro dia de procedimentos e destacou que, segundo a Resolução nº 586/2024 do TRE-TO, todos os procedimentos devem ser concluídos até domingo, 29. “Assegurar ao eleitor tocantinense o direito do exercício à cidadania por meio do voto é garantir a democracia de forma justa, eficaz e segura na escolha dos seus representantes. A Justiça Eleitoral do Tocantins não tem poupado esforços para obter resultados de total excelência nas eleições municipais deste ano”.

Segurança dos procedimentos

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Júnior, reiterou que os sistemas utilizados passaram por testes de segurança e serão instalados nas urnas eletrônicas. Ele mencionou que, no sábado, softwares auditados e validados serão instalados, garantindo a integridade do processo eleitoral.

Ana Cecília Catapan, chefe de cartório, detalhou que a geração das mídias será feita em momentos separados devido à quantidade de seções eleitorais. “Aqui na 29ª Zona Eleitoral, dado o tamanho e a quantidade de seções, primeiro realizamos a geração das mídias em momento separado. Além disso, vamos fazer a verificação das funcionalidades dos estoques das zonas eleitorais, com a emissão da zerésima no sábado, após a preparação das urnas, de acordo com o calendário eleitoral”.

Entenda o processo de geração de mídias: 

  • Mídia de Carga: contém o software da urna, informações sobre partidos, federações e dados dos eleitores.
  • Mídia de Votação: registra todas as operações de votação, incluindo as fotos das candidaturas.
  • Mídia de Resultado: usada na apuração dos resultados.

Após a geração das mídias, as urnas são preparadas, lacradas e identificadas por zona eleitoral, município e seção. As mídias de carga e de votação de contingência são acondicionadas em envelopes de segurança lacrados. O procedimento final inclui a conferência dos dados nas urnas, garantindo a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais.

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT