Autoridades do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deram início às tratativas com o Exército Brasileiro do 22º Batalhão de Infantaria do Tocantins visando assegurar a eficiência e a segurança durante as eleições municipais deste ano, previstas para outubro. O encontro, realizado na sexta-feira, 22, na sala da presidência do TRE-TO, contou com a presença do ouvidor regional eleitoral e ouvidor da mulher, juiz José Maria Lima, representando o tribunal.
Durante a reunião, o magistrado expressou a gratidão do TRE-TO pela parceria contínua com o Exército Brasileiro, ressaltando que a colaboração das Forças Armadas nas eleições já se tornou uma tradição no estado do Tocantins. “A satisfação e a alegria do TRE-TO em sempre contar com o Exército Brasileiro no apoio às eleições já é uma característica e uma tradição aqui no nosso estado. E eu quero deixar registrado aqui, em nome do tribunal, este agradecimento e conclamá-los novamente que nessas eleições municipais de 2024, possamos estar juntos de novo”, afirmou o magistrado.
Além do juiz José Maria Lima, estiveram presentes na reunião o inspetor Marcos Leôncio e o agente José Renato Guimarães, ambos da Polícia Judicial do TRE-TO, enquanto o Exército Brasileiro foi representado pelo capitão Rafael da Costa Brito e pelo 2° tenente Elcio de Jesus Gonçalves.
A parceria entre o TRE-TO e o Exército Brasileiro visa garantir a segurança e a proteção dos cidadãos durante todo o processo eleitoral, incluindo a logística e transporte de urnas eletrônicas, pessoas e materiais para locais de difícil acesso. As Forças Armadas, compreendendo a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Aeronáutica, desempenham um papel fundamental na segurança e na eficiência das eleições.
Além disso, o acordo entre as instituições também busca atingir objetivos estratégicos, tais como o aprimoramento dos mecanismos de atendimento ao cidadão, a melhoria da transparência pública e o estímulo à educação política da sociedade.