Política

Proibição de prisão para eleitores começa hoje, 22 de outubro, cinco dias antes do segundo turno das eleições

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A partir desta terça-feira, 22 , os eleitores estão protegidos contra prisões, de acordo com a legislação eleitoral. Essa proibição é aplicada cinco dias antes do segundo turno das eleições, que ocorrerá no próximo domingo, 27.

Contudo, essa regra não se aplica a prisões em flagrante ou a aquelas determinadas por sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. A restrição permanecerá em vigor até, 29 , dois dias após a votação.  No domingo, 33,9 milhões de eleitores em 15 capitais e 36 municípios voltarão às urnas para escolher os prefeitos.

Justificativa de ausência

Os eleitores que não puderem comparecer à votação devem justificar sua ausência. Assim como no primeiro turno, não haverá a opção de voto em trânsito no segundo turno. No dia da eleição, os cidadãos podem fazer a justificativa por meio do aplicativo E-título, da Justiça Eleitoral, ou em pontos físicos que serão disponibilizados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).

Disponibilidade do aplicativo

O aplicativo E-título pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android até sábado, 26 , véspera da eleição.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT