Presidente da Aleto formaliza cooperação com Ageto para construção de prédio anexo e investimento em energia solar
O anexo está planejado para ser construído ao lado do prédio principal e tem a capacidade de abrigar o dobro de servidores em comparação com o prédio alugado atualmente
Na tarde da última quarta-feira, 20 , o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), formalizou um Termo de Cooperação Técnica com a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) para avançar na construção de um novo prédio anexo para a instituição. Vários deputados estiveram presentes para prestigiar o evento.
O projeto para o edifício, apresentado pela Ageto, prevê uma área de 9 mil metros quadrados, com a possibilidade de ajustes ao longo do processo. Amélio explicou: “Estamos no estágio inicial de definição. Este foi um momento de apresentação para os colegas parlamentares, permitindo que eles expressassem suas opiniões e sugestões”.
Segundo o presidente, os recursos para a construção do novo prédio estão previstos no orçamento da própria Assembleia, embora ele tenha feito uma ressalva: “Contamos com um governador colaborativo e acreditamos que, se necessário, ele nos apoiará”. Ele também se comprometeu a trabalhar para abrir o processo de licitação ainda este ano, visando ao início das obras nos primeiros meses de 2024.
Cayres destacou que a proposta das novas instalações atende à necessidade de ampliar os espaços da Casa Legislativa, especialmente com o lançamento do concurso para a contratação de novos funcionários, o que deve aumentar a demanda por servidores
O anexo está planejado para ser construído ao lado do prédio principal e tem a capacidade de abrigar o dobro de servidores em comparação com o prédio alugado atualmente. Além das salas convencionais, o projeto inclui uma ampla área para solenidades, uma lanchonete e uma passarela suspensa que conectará o prédio existente ao novo edifício.
A cerimônia contou com a presença dos deputados Fabion Gomes (PL), Janad Valcari (PL), Luciano Oliveira (PSD), Gipão (PL), Gutierres Torquato (PDT), Cleiton Cardoso (Republicanos), Eduardo do Dertins (Cidadania), Vanda Monteiro (UB), Marcus Marcelo (PL) e Olyntho Neto (PRB).
O presidente também anunciou que a Assembleia planeja instalar um sistema de captação de energia solar (energia fotovoltaica) para abastecer suas instalações. “Estamos conduzindo estudos e, se tudo correr conforme o planejado, adotaremos essa medida para reduzir custos”, enfatizou.