Laurez Moreira nomeia novas secretárias-executivas da Saúde e dos Povos Originários e Tradicionais

Laurez Moreira nomeia novas secretárias-executivas da Saúde e dos Povos Originários e Tradicionais
Foto: Divulgação/Montagem/JusTocantins

 

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, nomeou Ana Paula dos Santos Andrade Abadia e Solange Aparecida do Nascimento como secretárias-executivas das secretarias de Estado da Saúde (SES/TO) e dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), respectivamente. Os atos oficiais foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira, 30.

Ana Paula dos Santos Andrade Abadia é graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e servidora efetiva da SES/TO. Ela possui especialização em Saúde Pública com foco em Saúde Coletiva e da Família, pós-graduação em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, além de MBA em Gestão Hospitalar e em Liderança e Gestão Pública em Saúde.

Sua formação inclui cursos em orçamento público, gestão da informação em redes e qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), com ampla experiência administrativa.

Na esfera pública, Ana Paula foi secretária municipal de Saúde de Araguaína entre 2020 e 2025, após atuar como diretora e superintendente de Atenção Especializada (2015–2020). No âmbito estadual, é gestora concursada em saúde e trabalhou no Hospital Regional de Araguaína (HRA), coordenando setores como radioterapia e ortopedia, além de atuar como analista da qualidade. Também foi gerente de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e professora universitária.

Solange Nascimento assume Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais

Solange Aparecida do Nascimento é graduada em Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde 2008, atua como professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), lecionando em cursos de Pedagogia, Relações Internacionais, Teatro e Especialização em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades.

Entre 2018 e 2022, coordenou ações afirmativas voltadas para estudantes indígenas e quilombolas, implementando políticas de permanência no ensino superior, criando a Política Institucional de Ações Afirmativas da UFT, e organizando bancas de heteroidentificação para cursos de graduação. Também liderou o Programa Encontro de Saberes na universidade.

Em âmbito nacional, Solange atua como coordenadora de Projetos de Educação Escolar Quilombola (CGEEQ) no Ministério da Educação (MEC), na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). Ela é pesquisadora em educação para relações étnico-raciais, educação escolar quilombola e valorização dos saberes tradicionais, focando na promoção de uma educação inclusiva.

Série de nomeações do governo

Além dessas duas nomeações, o governador Laurez Moreira oficializou outros 55 novos nomes, totalizando 57, abrangendo diferentes secretarias de Estado e autarquias.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias