O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, abriu oficialmente as festividades do 36º aniversário de criação do estado nesta sexta-feira, 11 de outubro. O evento, realizado na Praça dos Girassóis, em Palmas, reuniu milhares de pessoas para celebrar a data histórica em uma noite marcada por shows de artistas gospel e ações solidárias. Organizado pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o evento havia sido adiado em razão das eleições municipais, realizadas no último dia 6 de outubro.
As comemorações foram realizadas na ala norte da Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, onde foi montada uma grande estrutura para receber o público. Famílias de várias regiões do estado compareceram para celebrar os 36 anos do Tocantins, cuja criação foi oficializada com a promulgação da Constituição de 1988, tornando-se o mais novo estado da federação brasileira. Além de festejar, os presentes participaram de um ato de fé com a apresentação de cantores gospel tocantinenses como Tânia Castro, Moisés Di Carvalho e Kleide Valente, além de atrações nacionais como Bruna Karla, Gabriel Guedes, Victin e Lucas Agostinho.
Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de celebrar a história do estado e a participação ativa da população em momentos de união e fé. “O aniversário do Tocantins é uma data muito significativa para todos nós. É fundamental que essa data não passe em branco, e estamos felizes em poder comemorá-la com os tocantinenses. Assim como ajudamos a organizar as festas das cidades, estamos aqui, mais uma vez, celebrando o aniversário do nosso estado, e fico muito satisfeito em ver que tantas pessoas estão aqui para louvar a Deus e compartilhar essa alegria”, afirmou o governador. Ele destacou ainda o momento de prosperidade que o estado vive, com avanços em diversas áreas e reflexos positivos na economia local.
O secretário de Turismo, Hercy Filho, também destacou o simbolismo da data e a importância de manter viva a história do estado, frisando que o aniversário do Tocantins é um evento tradicional. “Estamos celebrando 36 anos de crescimento e desenvolvimento. O Tocantins vive um ótimo momento econômico, com o funcionalismo público bem atendido e o comércio local satisfeito. É importante manter essa tradição e comemorar com intensidade, organização e qualidade, como estamos fazendo”, afirmou o secretário. Ele ainda lembrou que essa programação já faz parte das festividades nos últimos três anos, tanto na capital quanto no interior do estado, sendo uma marca da gestão do governador Wanderlei Barbosa.
Solidariedade em destaque
Além da festa, a celebração dos 36 anos do Tocantins teve um forte componente solidário. Para acessar os shows, o público foi incentivado a doar 1 kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó. Toda a arrecadação será destinada ao projeto “Tocantins Alimenta Quem Precisa”, idealizado pela primeira-dama Karynne Sotero, que apoia instituições de assistência a idosos, crianças, povos indígenas, comunidades tradicionais, mulheres em situação de violência e comunidades carentes.
A iniciativa solidária também incluiu a venda de pulseiras para o acesso ao camarote montado no local, com toda a renda revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) das cidades de Araguatins e Cristalândia. “A festa é mais do que uma celebração dos 36 anos do Tocantins, é um ato de solidariedade. Incentivamos as pessoas a trazerem alimentos e tivemos uma resposta muito positiva. Além disso, conseguimos repassar R$ 20 mil à Apae de Araguatins e Cristalândia. Estamos felizes por poder ajudar tantas famílias, especialmente as que foram afetadas pelas queimadas, como as aldeias indígenas”, explicou a primeira-dama, agradecendo aos tocantinenses pela contribuição com a campanha solidária.
Segurança reforçada para garantir tranquilidade
Com a expectativa de atrair um grande público, o Governo do Tocantins também reforçou a segurança do evento. Mais de 300 policiais foram mobilizados para garantir a tranquilidade nas festividades. A operação foi coordenada pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e contou com o apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM). Além disso, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) montou um esquema de monitoramento por câmeras e drones para vigiar a área do evento. Detectores de metais foram instalados nas entradas, e a Polícia Militar trabalhou em conjunto com outras forças de segurança, como a Polícia Civil, a Guarda Metropolitana de Palmas, o Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para garantir que as celebrações ocorressem de forma segura e sem incidentes.
Continuação da programação
As comemorações pelos 36 anos do Tocantins continuam neste sábado, 12 de outubro, com mais atrações musicais. Entre os destaques estão os shows do cantor Eduardo Costa, da Banda Calcinha Preta e do cantor Grelo. A festa promete continuar atraindo grande público e mantendo o clima de celebração e solidariedade que marcaram o primeiro dia de eventos.