Na última sexta-feira, 26 de janeiro, o Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, marcou presença na cerimônia de inauguração da iluminação do campo de futebol do 1º Batalhão da Polícia Militar de Palmas (1ºBPM), localizado na Arso 33 (303 Sul). Além disso, o evento celebrou o retorno das atividades do Projeto Escolinha de Futebol da PM, que atende atualmente 630 crianças e adolescentes.
Durante a solenidade, o Governador autorizou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, a realizar a reforma do campo de futebol do Colégio Militar de Palmas. Barbosa também prestigiou a apresentação dos jogadores contratados para compor o plantel do Batalhão Futebol Clube, que representará o Tocantins no Campeonato Estadual de Futebol Profissional.
Wanderlei Barbosa enfatizou o impacto social do projeto de iniciação esportiva da PM, destacando que a iluminação do campo do 1º BPM ampliará o alcance do Projeto Social, beneficiando as 630 crianças e adolescentes já atendidas. Ele expressou seu desejo de estender o projeto para o interior do estado.
Durante o evento, o Governador anunciou que em breve o Governo do Estado apoiará os clubes de Futebol Profissional do Tocantins, visando fortalecer a participação no campeonato tocantinense. “Estamos organizados para apoiar o esporte profissional do Estado, repassando recursos para os times da capital e do interior que disputam a primeira divisão”, assegurou Wanderlei Barbosa.
O comandante Márcio Barbosa ressaltou a importância do Projeto Escolinha de Futebol como o maior projeto social do Estado. Com a iluminação do campo do 1º BPM e a autorização para a revitalização do campo do Colégio Militar, espera-se ampliar o atendimento do projeto que atualmente beneficia mais de 600 crianças e adolescentes.
O coordenador do projeto, Richard Sanches, considerou a inauguração da iluminação um marco histórico. Ele revelou que o presente do Governador permitirá abrir mais 200 vagas na unidade, e com a revitalização do complexo esportivo do Colégio Militar, o projeto atenderá mais de mil alunos somente em Palmas.
A Escolinha de Futebol do 1º BPM, iniciada em 2005, visa a iniciação esportiva, o desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos, além do treinamento técnico e inclusão social, priorizando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, o Centro de Iniciação e Treinamento Desportivo do 1º BPM atendeu gratuitamente 630 crianças e adolescentes, somando mais de 5 mil atendidos ao longo de 18 anos.