O seu canal diário de Notícias

Cármen Lúcia e Nunes Marques assumem liderança do TSE

Ministra e ministro eleitos presidente e vice do Tribunal Superior Eleitoral em votação virtual

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu os rumos da instituição nesta terça-feira (7), elegendo a ministra Cármen Lúcia como presidente e o ministro Nunes Marques como vice-presidente da Corte. A eleição, realizada de forma remota por meio de formulário eletrônico, teve seu desfecho anunciado pelo ministro Alexandre de Moraes.

“Agradeço, em meu nome e do ministro Nunes Marques, a confiança depositada em nós pelo Tribunal. Comprometemo-nos a honrar a Constituição e as leis da República com inteira responsabilidade e dedicação ao Tribunal Superior Eleitoral. A Justiça Eleitoral brasileira continua seu papel em prol da democracia nacional”, expressou a ministra Cármen Lúcia após o resultado.

A data para a cerimônia de posse da presidente e do vice-presidente eleitos será divulgada posteriormente.

O atual presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, enfatizou que Cármen Lúcia foi a primeira mulher a assumir a Presidência do TSE, em 2012, e agora será a primeira a ocupar o cargo pela segunda vez. “A democracia brasileira estará em boas mãos. Tenho a tranquilidade, a felicidade e a honra de, em menos de um mês, transferir o cargo a vossa excelência”, declarou.

Os eleitos receberam cumprimentos de diversas autoridades. O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, saudou a ministra Cármen Lúcia, destacando sua importância como a primeira mulher a liderar a Corte Eleitoral e desejou sucesso em sua gestão junto ao ministro Nunes Marques.

Em nome do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), o advogado Fernando Neves ressaltou as características da ministra Cármen Lúcia, afirmando que, juntamente com o ministro Nunes Marques, saberão manter a serenidade e a seriedade que o Tribunal Superior Eleitoral requer.

Perfis dos Eleitos:

Cármen Lúcia, natural de Montes Claros (MG), é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e possui mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes de integrar o Supremo Tribunal Federal (STF), onde está há 17 anos, atuou como professora titular de Direito Constitucional na PUC-MG, advogada e procuradora do estado de Minas Gerais.

Nunes Marques, natural de Teresina (PI), é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, e possui doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Além disso, exerceu a advocacia e foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí entre 2008 e 2011. Também ocupou cargos de desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília (DF).

Ministro Nunes Marques na sessão de julgamentos do TSE de 23.05.2023 – Foto: Antonio Augusto/Sec...

Composição do TSE:

O Tribunal Superior Eleitoral é composto, no mínimo, por sete ministros: três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes da classe dos juristas, indicados pelo presidente da República. Cada ministro é eleito para um mandato de dois anos, com proibição de recondução após dois mandatos consecutivos. Atualmente, a presidência da Corte Eleitoral está sob responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais