A partir de sexta-feira, 28, os bancos serão obrigados a disponibilizar uma nova funcionalidade de Pix, permitindo transferências por aproximação sem necessidade de digitar a senha bancária. Esta modalidade, que será inicialmente exclusiva para dispositivos Android, promete facilitar as transações com um simples toque do celular na maquininha de pagamento, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC). Compras online também serão simplificadas, e bastará um clique para concluir a transação.
O valor máximo para cada transação será de R$ 500, mas o cliente poderá personalizar esses limites, ajustando tanto o valor por operação quanto o valor máximo diário para o uso dessa funcionalidade. A experiência será similar ao pagamento por aproximação com cartões de crédito e débito, que já são amplamente utilizados no Brasil.
Parceria com maquininhas
Até agora, a funcionalidade do Pix por aproximação estava em fase de testes em várias instituições financeiras, incluindo Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, além de empresas de maquininhas como Cielo, Mercado Pago e Stone.
Com a implementação obrigatória, todas as instituições que participam do open finance, e que são associadas ao Google Pay, deverão adotar a nova funcionalidade. Isso inclui bancos como Bradesco e Banco do Brasil, que já oferecem o recurso dentro de seus aplicativos.
Exclusividade para Android
Por enquanto, o Pix por aproximação estará disponível apenas para dispositivos Android, uma vez que o Google Pay é a única carteira digital registrada no Banco Central como iniciadora de pagamentos. Dispositivos Apple e Samsung não terão acesso à tecnologia, já que seus sistemas de pagamento, Apple Pay e Samsung Pay, ainda não são registrados no Banco Central.
Como habilitar e usar
- Ative a tecnologia NFC nas configurações do celular.
- Abra o Google Pay e adicione um cartão de débito ou crédito.
- Siga as instruções para completar o processo.
Usando o Pix por aproximação
- Com Google Pay: Basta solicitar o pagamento via Pix no estabelecimento e aproximar o celular da maquininha com o QR Code.
- No aplicativo bancário: Abra o app, selecione “Pix por aproximação”, e siga as instruções para concluir a transação.
Para transações acima de R$ 200, alguns bancos, como o Banco do Brasil, poderão solicitar a senha bancária.