Com o avanço da tecnologia e o compromisso de garantir atendimento mais acessível, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou o uso da teleperícia, também chamada de perícia conectada, permitindo que seguradas e segurados realizem avaliação médica sem sair de casa. Em 2023, mais de 67 mil pessoas foram atendidas nesse formato e, só até março deste ano, 28.387 atendimentos já haviam sido realizados. O serviço também está disponível em unidades móveis, como o PREVBarco e PREVMóvel, levando mais inclusão a locais remotos.
Tecnologia
Essa modalidade foi criada pelo Ministério da Previdência Social em parceria com o INSS para alcançar regiões que não contam com médicos peritos, ou onde o tempo de espera para agendamento é elevado. Inicialmente implantado em 57 unidades no Nordeste, o serviço já está presente em 221 localidades, com 165 unidades com agenda ativa e 145 médicos peritos atuando de forma remota.
A teleperícia é utilizada para benefícios como o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), quando não se enquadra no Atestmed, e também para a avaliação médica de pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência — etapa obrigatória para a concessão.
Serviço social do INSS
Além da perícia médica, o serviço social do INSS também se vale da tecnologia. Só em 2024, mais de 108 mil pessoas foram atendidas por teleavaliação social, um aumento de 44,7% em relação a 2023, quando 75.296 pessoas foram beneficiadas. Até o momento, 28.196 pessoas já utilizaram o serviço este ano. O número de assistentes sociais atuando remotamente passou de 141 para 190 profissionais, atendendo por meio de 393 unidades em todo o país.
A avaliação social é uma das etapas para a liberação do BPC, um benefício essencial para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade. Para ter acesso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e possuir CPF.
A ampliação da perícia e da avaliação social por vídeo representa um avanço importante na democratização do acesso aos serviços públicos, promovendo mais dignidade e eficiência para a população.