Noticias

Novo esquema de vacinação contra poliomielite substitui gotinha por dose injetável para crianças até cinco anos

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Desde segunda-feira, 4 , o Ministério da Saúde (MS) adotou um novo esquema vacinal contra a poliomielite em todo o Brasil. Em Palmas, as Unidades de Saúde da Família (USFs), sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), já estão aplicando o novo modelo, que substitui a tradicional dose oral (gotinha) pela injetável.

A vacina é obrigatória e destinada a crianças menores de cinco anos, ajudando a prevenir a paralisia infantil, uma doença erradicada no país há mais de três décadas graças às campanhas de vacinação em massa.

Anteriormente, o esquema de vacinação contra a poliomielite incluía três doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), aplicadas de forma injetável aos dois, quatro e seis meses de idade. Aos 15 meses, era dada a primeira dose de reforço da Vacina Oral da Poliomielite (VOP), seguida pela segunda dose de reforço, também oral, aos quatro anos. Com o novo esquema, o reforço oral foi retirado e, agora, há apenas uma dose de reforço injetável aos 15 meses, simplificando o processo e modernizando a aplicação.

Juliana Araújo de Souza, enfermeira da Central Municipal da Rede de Frio (Cemurf) da Semus, explicou que as crianças que já receberam a primeira dose de reforço oral aos 15 meses devem agora tomar a dose de reforço na forma injetável.

“Teremos algumas crianças que estarão no meio da transição entre os esquemas vacinais. Ou seja, fizeram a primeira dose do reforço com a oral, mas agora terão que se adaptar para o novo modelo, tomando a dose injetável a partir de 30 dias de intervelo do primeiro reforço. Uma observação importante é que o prazo máximo para completar o esquema da polio é antes da criança completar cinco anos”, explicou a enfermeira.

Onde encontrar a vacinação e documentação necessária

As doses contra a poliomielite estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, das 8h às 18h. Para a vacinação, os responsáveis devem apresentar o documento de identificação da criança, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação, garantindo o registro completo das doses.

Esquema resumido do novo modelo

  • 2 meses: Primeira dose (injetável)
  • 4 meses: Segunda dose (injetável)
  • 6 meses: Terceira dose (injetável)
  • 15 meses: Dose de reforço (injetável)
Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Compartilhar
Publicado por
Flávia Ferreira